Teoria da perspectiva e os riscos envolvidos no processo de tomada de decisao: Analise de conteudo em Artigos do ProQuest/Prospect theory and the risks involved in decision-making: Content analysis in ProQuest Articles

Citation metadata

Date: January-April 2016
Publisher: Future Studies Research Journal: Trends and Strategies
Document Type: Report
Length: 6,617 words

Document controls

Main content

Article Preview :

RESUMO

Neste estudo, objetiva-se realizar a análise de conteúdo em artigos de uma base de dados confiável, que tratem da teoria da perspectiva e dos riscos envolvidos no processo de tomada de decisão, avaliando alguns critérios referentes a abordagens teóricas e metodológicas que possibilitem sua análise conjunta e comparativa. Para tanto, foi realizada uma busca na base de dados ProQuest que resultou em 15 artigos que foram submetidos ao processo de análise de conteúdo, com base na avaliação de nove fatores identificados pelos pesquisadores. Dentre os resultados, destaca-se a postura crítica à teoria da perspectiva, em contraponto à afirmação de sua capacidade de representatividade de situações reais e aplicação em situações diversas.

PALAVRAS-CHAVE: Teoria da Perspectiva. Risco percebido. Tomada de decisão. Análise de conteúdo.

ABSTRACT

In this study, the objective is to perform content analysis on articles of a reliable database, dealing with the prospect theory and the risks involved in the decision making process, evaluating some criteria for the theoretical and methodological approaches that allow a joint analysis and comparative. Therefore, a search in ProQuest database was performed which resulted in 15 articles that were submitted to content analysis process, based on the evaluation of nine factors identified by researchers. Among the results highlight the critical attitude to the prospect theory, in contrast to the assertion of his representative capacity of real situations and application in various situations.

KEY-WORDS: Prospect theory. Perceived risk. Decision making. Content analysis.

1 INTRODUÇÃO

Todo problema administrativo equivale a um processo de decisão (Simon, 1965). Entretanto, em termos de tomada de decisão, permanece central a noção do comportamento racional, uma concepção ortodoxa, normativa e funcionalista para a tomada de decisão (Bueno & Azevedo, 2011). Os autores ressaltam que o campo da tomada de decisão se sobrepõe a outras áreas dos estudos organizacionais, sendo a racionalidade central para compreensão do processo decisório estratégico. Em termos de áreas de estudo da análise de decisão, Bell, Raiffa e Tversky (1988) propuseram sua divisão em três ramos: abordagem prescritiva, normativa e descritiva.

A abordagem prescritiva fundamenta-se na racionalidade humana como instrumento de auxílio na tomada de decisões (March, 1994). A abordagem normativa, por sua vez, refere-se a como as decisões devem ser tomadas ou, em outras palavras, a como um "ator" racional deve agir para decidir em certas condições precisamente definidas, envolvendo escolha de ações ou alternativas (Hansson, 1994). Já a abordagem descritiva é focada no que os seres humanos realmente fazem, e não no que eles deveriam fazer prescritivamente, sendo um campo ainda relativamente novo em termos de pesquisa sobre tomada de decisão, visto que somente nas últimas décadas do século XX adquiriu um peso maior, tendo como força motriz a psicologia cognitiva (Façanha & Yu, 2011).

Entre os modelos descritivos da teoria da decisão, merece destaque a teoria da perspectiva, de Kahneman e Tversky (1979), que surgiu como crítica e alternativa à teoria da utilidade esperada (Von Newmann & Morgenstern, 1944), até então a mais reconhecida e representativa teoria da decisão da abordagem descritiva. A teoria da...

Source Citation

Source Citation   

Gale Document Number: GALE|A505217284